Bastidores dos dez primeiros capítulos
- 11 de fev. de 2023
- 3 min de leitura

Olá! ♥
Como combinei com vocês nos stories lá do Instagram, preparei um post aqui pro blog falando melhor sobre a minha experiência com os dez primeiros capítulos da história que estou escrevendo.
Fiz um post sobre o mesmo assunto lá pro feed, mas esse aqui é um pouquinho mais completo pra quem tem interesse de acompanhar ainda mais a trajetória desse vem aí.
Antes de mais nada, acho importante lembrar que esse post é focado em falar sobre a minha experiência com a escrita dessa história, e não falar sobre a história, o enredo em si (como já falei, isso fica pra outro momento!).
Para refrescar a memória: a história em questão é um romance sáfico sobre o qual falei aqui no blog no post anterior a esse!
Mas, finalmente, vamos lá para os bastidores dos dez primeiros capítulos!
Título: A ser revelado
Quantidade de palavras estimada: a meta é concluir a história com cerca de 75.000 palavras
Quantidade atual de palavras: 27.515
Quantidade atual de capítulos: 13
O primeiro passo, a partir do momento em que tive a ideia, foi começar a moldar melhor o enredo. Logo em seguida, comecei a organizar as informações mais básicas que precisava antes de iniciar a escrita.
O passo seguinte foi o planejamento e, apesar de ser uma etapa muito importante, a maneira como eu estava planejando começou a me prender muito. Eu queria planejar cada mínimo detalhe e definir cada informação, por menor que fosse, antes de começar a escrever. O resultado foi um planejamento muito demorado e, pior, entravado.
Então, chegou o momento em que pensei: tá na hora de começar a escrever. Desapeguei da ideia de planejar tanto e, com o que já tinha em mãos, dei início ao primeiro capítulo. Graças a essa decisão foi possível finalmente começar a transformar os planos e ideias em algo mais concreto.
A primeira meta que estabeleci foi a de escrever 50000 palavras. Essa é uma meta parcial e representa apenas uma parte da história, que, de acordo com uma previsão longe de ser exata, deve ter cerca de 75000 palavras no total.
Mas enquanto eu escrevia, comecei a perceber que fui fazendo algumas alterações ao longo da história, no próprio texto. Essas alterações foram resultado do que quis planejar e definir antes de começar a escrever, mas que acabei não fazendo devido à lentidão do processo. Consequentemente, algumas informações ficaram incoerentes e desencontradas e isso começou a me incomodar, mesmo que eu já tivesse planejado fazer todos os ajustes necessários ao concluir a história.
Então, para não perder muito tempo, mas também para aliviar o incômodo, eu estabeleci uma nova meta: escrever os dez primeiros capítulos e anotar todos os ajustes mais imediatos que precisava fazer. Só então eu voltaria ao início e faria as correções necessárias. E assim foi feito!
Quando concluí o décimo capítulo, retornei lá no início da história e fiz as alterações que estavam previstas nessa etapa. Além disso, eu criei uma planilha (sim, eu sempre crio planilhas!) pra centralizar todas essas informações que foram previamente definidas ou alteradas durante a escrita.
Depois disso, eu retomei a escrita a partir do capítulo 11.
Também acho interessante destacar que nos dez primeiros capítulos, e também depois deles, eu enfrentei, enfrento e ainda vou enfrentar momentos de escrita durante os quais o resultado nunca me deixa satisfeita. Então, fiz um acordo comigo mesma: nessas horas, eu escrevo o melhor que puder, mas, mesmo com a insatisfação, não fico voltando e corrigindo o texto incansavelmente, pois farei isso quando a história for concluída. Essa decisão me ajudou demais a estabelecer um ritmo mais constante de escrita!
No momento em que estou fazendo esse post, estou concluindo o capítulo 13 e já passei da metade da meta de 50000.
Vou continuar compartilhando o andamento da escrita com vocês nos stories diariamente, então nos vemos por lá!
Ah, não esqueça de dizer se você gostou desse tipo de conteúdo. Assim, se for o caso, posso trazer mais posts como esse.
Obrigada pelo apoio de sempre. Espero que, quando chegar a hora de trazer essa nova história ao mundo, ela seja capaz de cativar vocês
Um beijo e até a próxima!


Oi ruth. Você é uma grande inspiração para mim, eu adoro como você é organizada e comprometida (também adoro MUITO suas histórias). Digo com 100% de certeza que você é a autora que mais me inspira à escrever. Continue postando suas experiências, vou adorar lê-las <3
autora, eu tô literalmente ansiosa. entro nas redes sociais e aqui procurando atualizações porque suas histórias são muuuuito boas! mal vejo a hora de poder ler mais uma, ainda mais um romance entre garotas :)
amo sua escrita e amo como me sinto sempre tão envolvida com os personagens que você cria. pode sempre contar com o meu apoio, estou sempre acompanhando, dessa vez não será diferente 💜
eu absolutamente amo ver todo seu processo criativo e como você é organizada, é muito gostoso! tô doida pra saber mais sobre essa história, se vai ser livro ou se vai ser publicada no wattpad, saber sobre como tá sendo esse processo pra você, enfim, tudo! <3
tá sendo ótimo acompanhar o seu processo de escrita, tanto no instagram com as suas metas diárias quanto aqui, de forma mais detalhada! já me sinto próxima da história mesmo que eu ainda não tenha lido kkkk
mal posso esperar pra ler mais uma história sua ♡
ruth, sei que é pedir muito, mas você poderia fazer um post sobre como você faz sua planilha de organização? ou qualquer outro método que você use para escrever?